São Paulo, sexta-feira, 7 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidor coloca em dia carnês em atraso

FÁTIMA FERNANDES; MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Aumenta o número de consumidores que conseguem saldar as dívidas em São Paulo.
Em maio, 95.280 carnês com prestações atrasadas foram quitados -o maior número registrado desde 1960-, segundo levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo.
Na comparação com abril, a reabilitação do crédito cresceu 32,5%, e sobre maio do ano passado aumentou 26,6%.
"O consumidor está reabilitando o crédito porque quer voltar a usar o financiamento de longo prazo", diz Emílio Alfieri, economista da entidade.
Ainda segundo dados da associação, o número de consumidores com atraso superior a 30 dias no pagamento do crediário somou 176.857 no mês passado.
Isso representou queda de 14,4% em relação ao que foi registrado em abril. Mas, na comparação com maio do ano passado, esse número é ainda 22,6% maior.
"Os números mais favoráveis de carnês pagos podem sinalizar uma melhora na inadimplência, mas o patamar de clientes negativos é ainda elevado", diz Elvio Aliprandi, presidente da associação.
Mais consultas
As financeiras estão consultando mais os serviços de SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Telecheque da Associação Comercial de São Paulo.
O Banco Panamericano, por exemplo, liberava crédito de até R$ 500 sem consultar esses serviços.
"Agora fazemos consultas para liberar qualquer financiamento, mesmo de baixo valor", diz Cecília Adelino Pinto, gerente executiva de crédito direto ao consumidor.
(FF e MCh)

Texto Anterior: Inadimplência se estabiliza, mas é alta
Próximo Texto: Setor de leasing terá prejuízo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.