São Paulo, sexta-feira, 7 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ditador estudou na França e teve apoio dos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Saloth Sar, ou Pol Pot, considerado um dos ditadores mais sanguinários do século, nasceu de uma família rural de Kompong Thom (centro do país).
Entre 1949 e 1953, estudou na França, que então dominava o Camboja, e se filiou ao Partido Comunista Francês. De volta a seu país, em 1953, ano da independência, aderiu ao então ilegal Partido Comunista Cambojano. Em 62 assumiu a secretaria-geral e iniciou a guerrilha que o levaria ao poder.
Há dez anos, casou-se com uma mulher mais jovem, com quem teve dois filhos. É apontado como um homem pessoalmente afável, que nunca gritou com um auxiliar.
Após ser derrubado, ele se refugiou na fronteira com a Tailândia. durante a Guerra Fria, apesar de comunista radical e aliado da China, Pol Pot era a alternativa norte-americana de oposição à URSS na região. A China, sua aliada até hoje, não se manifestou sobre a possível morte de Pol Pot.
Oficialmente, deixou o comando do Khmer Vermelho no final dos anos 80, mas o grupo, sem nenhum outro líder expressivo, continuou a considerá-lo seu líder.
O Khmer Vermelho, com 4.000 homens, ainda controla um sexto do território do Camboja e se sustenta com a venda de minérios e madeira.

Texto Anterior: Camboja apura suposta morte de Pol Pot
Próximo Texto: EUA apuram lavagem de dinheiro de Salinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.