São Paulo, sábado, 8 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o 94º em dois meses

CRISTINA RIGITANO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O número de mortos na clínica Santa Genoveva desde abril subiu para 94. Sandoval Mendes de Oliveira, 64, morreu ontem, às 9h30. Ele tinha um tumor no fígado.
Por determinação do promotor Marcos Ramayana, da central de inquéritos do Ministério Público, o diretor de Medicamentos da Fiscalização Sanitária do Estado, Josias Acioli Ferreira, apreendeu os prontuários dos quatro últimos mortos e de todos os mortos do mês de abril.
Ontem à tarde, a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) esteve na clínica e disse que 40% dos pacientes da Santa Genoveva foram contaminados pela bactéria shigella.
Segundo ela, a informação partiu da comissão da Secretaria Estadual da Saúde que fiscaliza a clínica. A Folha não conseguiu confirmar a informação com a comissão.
Benedita ficou chocada com a situação dos pacientes e as instalações da clínica.
"Não é uma clínica para pacientes terminais. Estamos perplexos com a mistura de pacientes de AVC (acidente vascular cerebral), câncer, psiquiátricos, terminais, não-terminais. Alguns poderiam ser tratados em outras clínicas. Alguns são jovens."
Uma comissão de fiscais das secretarias Estadual e Municipal da Saúde e do ministério também esteve na clínica para conferir o funcionamento da cozinha e a higiene.
Na segunda-feira, auditores da Secretaria Municipal da Saúde vão conferir a planilha de custos da clínica.

Texto Anterior: Senado vai investigar
Próximo Texto: Alimento transmite bactéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.