São Paulo, sábado, 8 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alimento transmite bactéria

DA REPORTAGEM LOCAL

A shigella é uma das bactérias mais conhecidas no meio médico, e seus sintomas podem ser identificados em questão de horas, afirmam os infectologistas.
Os meios de transmissão mais comuns são a água e os alimentos contaminados. Na maioria dos casos, a shigella provoca uma infecção intestinal, que se manifesta por diarréias.
A gravidade vai depender das condições físicas do doente e do tratamento que receber. "Alguns nem chegam a ter manifestações. Outros precisam de antibióticos, e há casos de morte por desidratação", diz André Lomar, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e médico do Emílio Ribas.
Vicente Amato Neto, infectologista do Hospital das Clínicas, diz que a shigellose se manifesta por diarréia, febre alta, vômitos, dores na barriga e sangue nas fezes.
Em alguns casos, a bactéria pode penetrar no sangue e se instalar em diferentes órgãos, provocando meningite, pneumonia e até uma infecção generalizada.
Segundo Amato, o tratamento dos sintomas e uma adequada hidratação curam a grande maioria dos doentes.
"Trata-se de uma infecção bastante comum em regiões onde não há saneamento básico", diz Amato. Surtos localizados são provocados por más condições de higiene.
"Como já tinha ocorrido em Caruaru, casos como o da clínica Santa Genoveva revelam que a vigilância sanitária não está funcionando", diz Amato.

Texto Anterior: Morre o 94º em dois meses
Próximo Texto: Neblina forte faz Cumbica desviar vôos e causa atrasos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.