São Paulo, sábado, 8 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de governo do Likud prevê mais assentamentos

Rascunho do documento é divulgado pela mídia de Israel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um rascunho do programa de governo do Likud divulgado ontem em Israel prevê o aumento dos assentamentos judeus na Cisjordânia e na faixa de Gaza.
O documento também descarta a criação de um Estado palestino, a partilha de Jerusalém e a devolução das colinas do Golã à Síria.
O programa foi divulgado pelo diário israelense "Maariv" e pela Rádio Israel.
Um porta-voz do Likud afirmou que o documento não é definitivo e que um programa final será divulgado na semana que vem.
Religiosos
Os partidos religiosos estão pressionando o premiê eleito de Israel, Binyamin Netanyahu, para que seu governo aprove leis religiosas mais restritivas, em troca de apoio.
Três partidos religiosos conseguiram o total de 23 vagas no Parlamento, um resultado inédito.
Os religiosos exigem o fechamento no sabá (da noite de sexta até sábado ao anoitecer) de cafés e lojas que vendem comida não "kosher" (preparada segundo as normas religiosas judaicas).
Outras exigências são o fechamento do McDonald's de Jerusalém e o veto ao tráfego de veículos no sabá em áreas onde ortodoxos forem mais de 80% da população.
Cúpula
Líderes da Síria, Egito e Arábia Saudita iniciaram ontem uma cúpula de dois dias em Damasco para discutir os rumos do processo de paz no Oriente Médio após a vitória de Netanyahu.
Eles alertaram que o endurecimento prometido na campanha eleitoral por Netanyahu ameaça a continuidade das negociações.

Texto Anterior: Esquerda do PC promete greves se Ieltsin vencer
Próximo Texto: IRA afirma estudar novo cessar-fogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.