São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Limpeza evita escurecimento

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O escurecimento dos dentes poderia ser evitado ou retardado com alguns cuidados básicos.
O primeiro passo são visitas regulares ao dentista -onde serão feitas a limpeza dos dentes, a troca de restaurações escuras e a remoção do tártaro.
Segundo Robert Gray Coachman, alguns alimentos funcionam como tintas que vão impregnando, com o tempo, a superfície do esmalte dos dentes. Café, chá e frutas, como amoras, são alguns exemplos. A nicotina -presente nos cigarros- é outro elemento que pode amarelar os dentes.
O esmalte dos dentes passa por um processo de envelhecimento natural. Com a idade, ele fica mais fino e a dentina (camada inferior) -que tem cor mais amarelada- acaba ficando mais exposta.
Um excesso de substâncias ácidas -como as frutas cítricas- deixam o dente mais áspero, o que acelera o processo de desgaste.
Antibióticos como a tetraciclina, usados na fase de formação dos dentes da criança, também podem trazer manchas. A diferença é que essas manchas são mais difíceis de serem removidas.
(JB)

Texto Anterior: Novos produtos chegam ao país
Próximo Texto: Para secretária, sorrir ficou fácil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.