São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona sul de SP tem casa '5 estrelas'

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Casa de Repouso Apoio, no Jabaquara (zona sul), receberia o título de "cinco estrelas". Por causa disso, é considerada como referência pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS).
Com 43 funcionários, 50 suítes e 50 pacientes, é um oásis terapêutico. Para idosos abonados.
Lá, a mensalidade vai de R$ 1.300 a R$ 2.500 -fora taxas adicionais, de acordo com o estado de saúde do paciente.
Construída há dez anos, a Apoio tem cerca de 3.000 m2 de área construída, dois jardins de inverno, quatro salas de TVs (uma, com órgão e aquários), sala de fisioterapia e um jardim de 1.500 m2 com cascata d'água, viveiro de pássaros e área para churrascos.
Olívia dos Santos, 90, miss Araras em 1924, diz adorar o local. Nem pensa em sair de sua suíte com área de jardim exclusivo.
"Aqui eu me sinto em casa. Ou é até melhor", diz a ex-miss Araras, sentada em sua cama repleta de bichinhos de pelúcia.
Marília do Carmo, 90, é uma das mais alegres internas. Mãe de Ruth Escobar, Marília é brincalhona, bem-humorada e se diverte contando e ouvindo piadas. Algumas, "censuradas", admite. A Apoio já teve até casos de paixão à primeira vista, contam funcionários.
Também lembram de alguns pacientes "malandrinhos", que nunca perderam a oportunidade de dar um abraço mais "fogoso" numa funcionária ou enfermeira.
Sentado no jardim em frente à cascata artificial, Milton Talarico, 64, outro piadista da Apoio, pergunta: "Já fez minha foto?"

Texto Anterior: Cuidado ao internar pode evitar problema
Próximo Texto: Lar não segue as normas da Saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.