São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CVM vai publicar uma relação de titulares

Quem já fazia a declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas em 1983 (ano-base 82), e períodos anteriores, a partir de 1967, tem a chance de passar a mão num dinheiro aparentemente perdido ou ignorado.
São recursos depositados nos antigos fundos 157, transformados ou incorporados em fundos de ações em 1985, cujas cotas estão liberadas para saque desde 10 de janeiro de 1994.
Muitas pessoas já retiraram todo o dinheiro, liberado num cronograma gradual que vigorou de 1986 a 1994. Outras, entretanto, nem sequer se lembram de que têm direito a essas cotas ou não conseguiram localizá-las.
Para facilitar a localização, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determinou que os bancos entregassem até a última sexta-feira ao órgão a relação com nome e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) das pessoas que têm cotas dos antigos fundos 157.
Lista sairá no "DOU"
A relação será publicada no "Diário Oficial da União", em data a ser ainda fixada. A estimativa é de que ainda existam cerca de R$ 500 milhões nos antigos fundos 157, hoje fundos de ações.
Quem se lembra do banco onde fez a aplicação no fundo 157 pode procurar na própria instituição.
Se o banco não existe mais, a CVM, sediada no Rio, informa qual instituição o incorporou pelo telefone (021) 212-0200.
A opção por determinado fundo 157 era indicada no formulário da declaração do IR de pessoas físicas. Foi uma forma de incentivo fiscal à expansão do mercado de ações.
Localizando o fundo, o titular das cotas pode decidir mantê-las, se confia na evolução do mercado acionário, ou resgatá-las.
Herdeiros de titulares dos antigos fundos 157 que morreram também têm direito ao dinheiro.
A legislação que regulava os fundos 157 exigia, nessas situações, os seguintes documentos: autorização judicial para levantamento do valor do investimento; notificação de lançamento do investidor; e comprovação do pagamento integral do imposto devido.

Texto Anterior: Poupança nos EUA remunera com taxa próxima da inflação
Próximo Texto: Fluxo de investimento direto é recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.