São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indexação faz inflação se reproduzir

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

Índices de preços têm efeitos práticos mais fortes quando a economia convive com a chamada indexação, mesmo a informal.
A inflação passada, refletida nos índices, se reproduz no futuro na medida em que preços, salários, aluguéis etc. são reajustados com base nesses indicadores.
Exemplo típico está ocorrendo em São Paulo, com os motoristas de ônibus. Ao reivindicarem reajuste na data-base de maio passado, eles se basearam em índices de preços que, no acumulado dos últimos 12 meses, continham o impacto do aumento das passagens um ano atrás.
Agora, as empresas de ônibus reajustam de novo as passagens, alegando aumento de custos salariais. No ano que vem, os motoristas novamente vão reclamar reposição dos salários com base em índices anuais que, desde já, vão subir por conta das passagens.
É por essas e outras que o governo persiste em sua política de desindexar cada vez mais a economia e jogar a inflação abaixo de 10%.
O economista Rudiger Dornbusch defendeu recentemente a tese de que o governo brasileiro deveria se contentar com uma inflação de 25% ao ano e permitir que a economia volte a crescer.
Com inflação em torno de 20% ao ano, como convencer sindicatos de trabalhadores a não reivindicar a reposição do poder aquisitivo dos salários? -indaga Flavio Nolasco, da MA Consultores Econômicos.

Texto Anterior: Taxas de desemprego vão de 6% a 16%
Próximo Texto: Empresária vence desconfiança do setor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.