São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A vez dos europeus

TELÊ SANTANA

A Eurocopa é uma oportunidade para que nós, brasileiros, conheçamos melhor as seleções européias, já pensando na Copa de 98.
Mesmo acreditando que dificilmente alguma equipe apresentará um jogo melhor do que o da nossa seleção, vale a pena estudar a atual fase do futebol europeu.
Da mesma forma que venho acompanhando tudo o que se passa no Brasil, não vou deixar de assistir todos os jogos da Eurocopa pela TV.
A Inglaterra, por jogar em casa, leva certa vantagem, mas o equilíbrio é a marca do torneio.
Holanda, Alemanha, Itália, que têm atletas para fazer uma boa campanha, e Espanha são as que mais dificuldades podem impor aos ingleses.
Mesmo apontando alguns favoritos, fica difícil dizer quem será o campeão. O equilíbrio tem sido a marca das últimas Eurocopas e não acho que será diferente em 96.
*
A decisão de dividir a Copa de 2002 entre Japão e Coréia do Sul não foi justa para os japoneses.
O Japão colaborou muito nos últimos anos para o futebol, seus torcedores demonstram grande interesse pelo esporte, e o país merecia abrigar a Copa sozinho.
Como prêmio de consolação, o mínimo que a Fifa pode fazer é marcar a finalíssima para o Japão.
*
O Palmeiras teve todos os méritos na conquista do Paulista-96. O time jogou bem e, desde o início, mostrou que era o melhor.
Para as outras equipes, como não houve quadrangular final, o prejuízo foi muito grande.
Não adianta chorar o leite derramado. A solução é racionalizar os torneios regionais, reduzir o número de jogos.
Como as equipes do interior estão enfraquecidas, os estádios da capital em más condições, e os gramados, esburacados, o brilho do Paulista acaba sendo apagado.
Alguns críticos sugerem o fim dos estaduais, mas não é esta a saída, na minha opinião. Os campeonatos dão prejuízo porque são mal organizados.
É só trabalhar com seriedade que os resultados aparecem. E o título do Palmeiras é a prova disto.

O técnico Telê Santana escreve aos domingos na Folha

Texto Anterior: Treinador já pilotou carro
Próximo Texto: Combate à violência terá prioridade na Eurocopa-96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.