São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combate à violência terá prioridade na Eurocopa-96

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em toda a história, nenhum evento se preocupou tanto com a segurança como a Eurocopa-96. Não é para menos. A reunião das 16 melhores seleções da Europa irá congregar também "hooligans" de todo o continente.
São conhecidos como "hooligans" os violentos torcedores europeus, protagonistas das piores cenas do futebol nos últimos anos.
Para o torneio, os organizadores investiram US$ 38 milhões. A maior arma da polícia britânica serão câmeras de vídeo, que irão identificar os torcedores.
A princípio, não haverá restrição à entrada de torcedores na Inglaterra, medida que gerou críticas à organização. Mas a vigilância no território britânico será intensa.
"Nós queremos mandar uma mensagem aos 'hooligans' de que a violência no futebol não será tolerada. As investigações irão continuar até mesmo depois do final da Eurocopa", afirma Dave Cromptom, detetive da polícia britânica.
Rigor
Antes mesmo do início do torneio, a polícia deu mostras de que atuará com muito rigor.
Na última quinta-feira, seis torcedores, após acusação de conduta violenta, foram detidos em uma batida policial em Londres e Essex.
No mesmo dia, só que em Manchester, a polícia prendeu um homem após uma blitz, operação de emergência, em casas da cidade.
As blitze visam descobrir supostas operações de "hooligans".
Um dia depois, em Newcastle, 20 pessoas foram detidas por brigarem no estádio St. James's Park.
Apenas nessas batidas, a polícia recolheu baionetas, facas, canivetes, entre outros tipos de armas. Também foram apreendidos dez ingressos falsos para o jogo de abertura entre Inglaterra e Suíça.
Estádios
Para a Eurocopa, praticamente todos os estádios tiveram que passar por reformas para comportar, com segurança, os torcedores.
O Villa Park, o City Ground e o Elland Road tiveram que ter a capacidade ampliada.
O estádio Anfield teve que se adequar às normas da Fifa, que exige que todos os torcedores assistam aos jogos sentados.
Já o Hillsborough foi reformulado para que a tragédia de 89 (leia texto abaixo) não se repita.
Precauções
Sempre uma hora antes dos jogos os bares serão fechados.
As medidas cautelares chegaram também aos jogadores. A Uefa irá multar os atletas que comemorarem gols com a torcida.
Os dirigentes temem que eventuais exageros nas comemorações estimulem o torcedor à violência.

NA TV - Espanha x Bulgária, às 10h30, Alemanha x República Tcheca, às 13h, e Dinamarca x Portugal, às 15h30, ao vivo, na Bandeirantes e na ESPN

Texto Anterior: A vez dos europeus
Próximo Texto: Futebol inglês procura perder 'estigma'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.