São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
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Resíduo aumenta os problemas

DA REPORTAGEM LOCAL

Em julho do ano passado, a MP (medida provisória) 1.053 gerou um novo foco de problemas entre construtoras e consumidores.
A MP proibiu a cobrança de reajustes mensais nos contratos de longo prazo -como, por exemplo, os de venda de imóveis.
As construtoras passaram a cobrar todos de uma só vez, depois de um ano -parcela que ficou conhecida como resíduo.
Isso ocasionou uma série de reclamações de consumidores. A construtora Rizkal, por exemplo, foi alvo, no Procon, de 51 delas.
O contador Antônio Carlos Alves, 35, e sua mulher, Raidalva, 35, compraram em junho de 94 um apartamento no condomínio Boulevard St. Louis (zona sul de São Paulo), construído pela Rizkal.
Contestam a cobrança do resíduo. Eles dizem também que o apartamento tem paredes tortas e problemas de infiltração de água.
Outro lado
O diretor comercial da Rizkal, Carlos Rizkallah, afirma que muitos compradores não entendem a cobrança do resíduo porque "não lêem o contrato direito".
Ele diz também que quando um comprador reclama de problemas construtivos em um prédio dentro dos cinco anos de responsabilidade legal, a construtora realiza os reparos.

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