São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar um serviço eletrônico de BBS

Ana Lúcia Burali (Assis, SP)

BBS ("Bulletin Board System") é um serviço eletrônico que pode facilmente ser montado no interior de São Paulo.
Trata-se de um sistema implementado em um microcomputador. Ele utiliza um software (programa) especial que torna informações acessíveis ao grupo de associados de um BBS.
Configurar e manter um BBS requer alguma dose de calma e paciência.
Comece sempre com um sistema simples, apenas o básico do software gerenciador. A cada passo bem-sucedido, faça o "backup" completo antes de seguir para a próxima implementação.
A Dial BBS Data Informática é uma fornecedora de programa gerenciador. Para duas linhas, custa R$ 300; para cinco linhas, R$ 500.
Existem diversos tipos de programas, utilitários, redes de BBSs, além de os modems apresentarem uma grande variedade de tipos e fabricantes. Para mais informações, entre em contato com o fornecedor de programas.
É importante também consultar o "Guia do BBS: O que é e Como Usar o Bulletin Board System", de Sérgio Gallo, Editora Campus, 1995, Rio de Janeiro.
Para acesso remoto, o usuário necessita de linha telefônica, modem, computador e software de comunicação -que normalmente é distribuído gratuitamente.
O BBS funciona para o usuário comum como ponto de encontro com outros usuários que também utilizam um micro.
Uma atividade profissional também adquire novas possibilidades com o apoio de um BBS.
É interessante lembrar que o BBS pode funcionar 24 horas por dia e fornecer respostas rápidas se operado com eficiência.
Por meio de um BBS pode-se acessar serviços como correio eletrônico, informações sobre programação de cinemas, cotações da Bolsa de Valores, tarifas públicas e até mesmo comandar compras sem sair de casa.
Além de ser ele próprio uma oportunidade de negócios para pessoas com conhecimento de informática, o BBS pode ser um eficaz difusor dos produtos e serviços de uma empresa.

Onde encontrar - Dial BBS Data Informática: (011) 829-4731.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Loja franqueada é alternativa
Próximo Texto: Produtos necessitam de investigação comercial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.