São Paulo, domingo, 9 de junho de 1996
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CARTAS

* "Gostaria de entender melhor a tabela de preços de carros novos publicada pela Folha.
Segundo informação da tabela, o preço é fornecido pelas montadoras. Um exemplo é o preço do Vectra GLS -R$ 23.995. Nas revendedoras, porém, o valor varia de R$ 31,5 mil a R$ 32 mil: ou seja, um acréscimo de cerca de 33%.
Segundo algumas publicações, vários equipamentos já são de série no carro, como alarme, rodas de liga leve e o 'trio elétrico' (vidro, trava e espelho elétricos)."
Mário Antonio Valente (São José do Rio Preto, SP)
Resposta
O preço básico do modelo, divulgado pela General Motors, sem frete e opcionais, é R$ 23.995.
Segundo a montadora, são opcionais do Vectra GLS o airbag (R$ 989, para motorista, e R$ 1.644, duplo), ar-condicionado (R$ 1.967), pintura metálica (R$ 338), pintura perolizada (R$ 494), freios ABS (R$ 1.463), coluna de direção regulável (R$ 117) e rádio AM/FM com toca-fitas (R$ 706).
A montadora ainda oferece dois pacotes para o modelo: um com acionador elétrico dos vidros, retrovisores e alarme (R$ 1.190) e outro com acionador elétrico dos vidros e retrovisores, alarme, regulagem de altura do banco, freio a disco traseiro e banco traseiro com encosto dividido (R$ 1.816).
Além do preço dos opcionais, as concessionárias podem vender -legalmente- acima da tabela, que é apenas uma referência.

* "Sou portador de deficiência física no membro superior direito e preciso de um carro com câmbio automático e direção hidráulica.
Tenho intenção de comprar um veículo zero quilômetro, com isenção de impostos.
Gostaria de saber qual o desconto que terei em relação ao preço de venda normal, quais os documentos necessários e se as montadoras produzem carros com essas características."
Wagner Amadeu (Botucatu, SP)

* "Gostaria de saber se a Fiat oferece para o Palio a opção de transmissão automática, já que sou deficiente físico e essa é a exigência do Detran em minha carteira de habilitação."
Waldete Maria Vilas Boas (Botelhos, MG)

* "Gostaria de saber quais os equipamentos que a Fiat colocará à disposição dos deficientes físicos.
As montadoras pretendem colocar em linha de montagem modelos pequenos (Palio, Fiesta, Gol e Corsa) com câmbio automático?"
Valdemir Antonio Paulucci (Osasco, SP)
Resposta
Ford, Fiat, VW e General Motors não têm planos definidos para o lançamento de carros de pequeno porte com câmbio automático.
A Folha consultou a Fiat, mas a montadora não deu mais informações sobre o Palio.
Leia mais detalhes na última página deste caderno.

* "O mesmo fato narrado pelo leitor José Moura Filho aconteceu com o meu Gol 1.000, duas vezes.
A mangueira que leva gasolina do tanque ao motor passa a dois ou três centímetros do escapamento -logo após o cano deixar o coletor de admissão. Nesse ponto, é fixada por pressão em uma garra de plástico.
Ocorre que a mangueira se desprendeu da garra, encostou no cano de escapamento, derreteu parcialmente e a gasolina começou a escorrer.
A comprovação pode ser dada pela revenda Primo Rossi."
Paulo Sérgio do Carmo (São Paulo, SP)
Resposta
A VW diz que contatou a concessionária Primo Rossi e foi informada que o carro teve suas revisões de 10 mil e 40 mil quilômetros executadas naquela revenda.
Nesse período, segundo a montadora, não foram realizadas quaisquer reclamações por parte do cliente sobre eventuais vazamentos de combustível.

A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que o problema ocorreu por duas vezes, fora do período de revisão.
Segundo o leitor, nas duas vezes a troca da mangueira foi feita na revenda Primo Rossi.

* "Precisei de um componente de reposição para minha perua Quantum. Como não encontrei as peças em São Carlos (SP) nem em cidades vizinhas, tentei entrar em contato com o atendimento ao cliente Volkswagen.
Depois de discar exatamente por 30 minutos, com rediscagem automática, fui atendida por uma gravação: 'Você ligou ao setor de atendimento da VW, aguarde um momento'. Fiquei mais 30 minutos ouvindo música.
Será que a minha noção de aguardar um momento é diferente da deles?"
Ignez Caracelli (São Carlos, SP)
Resposta
A Volkswagen orientou a cliente a contatar o gerente de peças da revenda de sua preferência.
A revenda se compromete a providenciar o respectivo pedido junto à fábrica, caso a peça não esteja disponível em estoque.

* "Comprei, com defeito, um Uno Mille ELX pelo sistema On-Line.
A concessionária Milano detectou problemas na ignição e trocou a peça, sem obter nenhum resultado satisfatório.
Agora meu carro está na concessionária esperando um alternador da fábrica."
Cristina Gonçalves Antunes Andreucci (São Paulo, SP)
Resposta
A Fiat informou que a concessionária Milano executou os devidos reparos no veículo.

* "Comprei um Tipo 1.6 no dia 9 de maio do ano passado, na concessionária Car Veículos, onde foram feitas todas as revisões.
Acontece que há seis meses o carro vem apresentando ruídos na suspensão.
O técnico da revenda informou que o problema está no braço oscilante da suspensão. A peça, porém, não estava disponível, por problemas de importação.
No dia 9 de maio deste ano, a minha garantia iria vencer, mas antes dessa data procurei a revenda, sem sucesso.
Liguei para o atendimento ao cliente e ficaram de entrar em contato comigo para dar uma posição, o que até hoje não ocorreu".
José Eduardo de Abreu Lopes (Santos, SP)
Resposta
A Fiat informou que, no último dia 16 de maio, a concessionária Car realizou os reparos no veículo dentro do prazo de garantia.

A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada que realmente o problema foi resolvido na garantia, mas em data anterior à citada pela montadora.
No dia 16 de maio, a Fiat convocou o cliente para a troca do tubo de ar do motor.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Não esqueça de colocar nome completo, endereço e telefone, para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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