São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kafelnikov vence Stich e é campeão de Roland Garros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O tenista Evgueni Kafelnikov tornou-se o primeiro russo a vencer um torneio do Grand Slam, ao derrotar na final do torneio francês de Roland Garros o alemão Michael Stich, 27.
Aos 22 anos, o russo precisou de exatas duas horas e meia para se impor, com parciais de 7/6 (7/4), 7/5, 7/6 (7/4).
Com o resultado, deve pular da sétima para a quinta posição no ranking, que será divulgado hoje.
"É o momento mais glorioso da minha vida", disse, antes de receber o troféu das mãos de Juan Antonio Samaranch, presidente do Comitê Olímpico Internacional.
Com o triunfo individual e o título da competição de duplas, conquistado anteontem com o tcheco Daniel Vacek, Kafelnikov realizou um feito que só um outro tenista havia logrado: o australiano Ken Rosewall, em 1968.
A final
Kafelnikov e Stich cometeram poucos erros no início. A igualdade continuou até o tie-break, quando Stich perdeu três oportunidades de quebrar o serviço.
"Tanto eu como Stich sabíamos que tínhamos um jogo demorado e parelho pela frente", afirmou o campeão, que embolsou US$ 690 mil pelo título francês.
Stich aproveitou o início do segundo set para se recuperar, usando a experiência em Grand Slam, os quatro principais torneios do circuito mundial, que reúne, além de Roland Garros, os Abertos dos EUA e Austrália e Wimbledon.
Mesmo com a maioria da torcida de 17.500 espectadores o apoiando, Stich deixou Kafelnikov reagir e fechar o segundo set em 7/5.
No terceiro set, o ritmo da partida reduziu, já que Kafelnikov vinha de maratona de torneios, e Stich era dúvida até para o jogo porque sentia dores no tornozelo.
Quando percebeu que a vitória estava mais difícil, Stich chegou a trocar sua camiseta branca por uma verde, a mesma com a qual vencera o austríaco Thomas Muster e o suíço Marc Rosset.
Mas não adiantou. Carrasco nas semifinais de Pete Sampras, número um do mundo, Kafelnikov venceu na capital francesa.

Texto Anterior: Natação brasileira se sobressai em torneio; Ciclista russo vence a 79ª Volta da Itália; Aurélio Miguel ganha outra medalha na Itália
Próximo Texto: Campeã Graf é alvo de biografia polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.