São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil falha em seletivas e só consegue duas vagas olímpicas

Argentina obtém 8 vagas; Mexico leva uma equipe a Atlanta

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

A imposição, inédita na história olímpica, de disputa de um Pré-Olímpico Latino Americano -e de outros continentes- fez o remo brasileiro "cair na real" no fim-de-semana, no Rio.
Nas 11 regatas -uma por categoria- disputadas na lagoa Rodrigo de Freitas (zona sul do Rio), o Brasil só venceu duas, sendo esmagado pela Argentina, com oito triunfos, e quase igualado pelo México, com uma vitória.
Só iriam a Atlanta os vencedores de cada prova, além de uma guarnição argentina, classificada no Campeonato Mundial.
Devido a vaga aberta ontem, Cuba enviará seu double skiff masculino peso leve, segundo no Rio.
Os prés-olímpicos foram criados no remo com o objetivo de limitar a 606 os atletas em Atlanta. Antes, cada país podia enviar representante para a prova que quisesse.
Era o que o Brasil fazia, acumulando fracassos nos Jogos. Agora, só irá com as guarnições em que é o melhor na América Latina.
O país só não ficará fora do remo em Atlanta graças a esforços de atletas, clubes e técnicos, exemplos de superação num esporte que mantém-se no amadorismo.
O carioca Dirceu Marinho e o gaúcho Marcelus Silva classificaram-se no double skiff peso-pesado. O barco é skiff quando um remador maneja dois remos, um à direita e outro à esquerda. Pesado é o remador de 72 kg em diante.
Dirceu só treinou graças a ajuda financeira do técnico Buck, do Flamengo, e de Marcelo Neves, da dupla que venceu no Pré.
O barco, um modelo ultrapassado emprestado de favor pelo Flamengo, pesava 33,5 kg, quando pode pesar só 27 kg.
Os cascos são importados da Argentina, porque o Brasil não os fabrica em fibra de carbono.

Texto Anterior: Técnico quer '12 titulares'
Próximo Texto: Tira-teima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.