São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
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Rio Cine 96 contribui para discussão da TV

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Rio Cine aprimora suas atividades na área de televisão. O tradicional festival de cinema consolida sua posição pioneira na área "menos nobre" da mídia de maior penetração no país.
A décima segunda edição do festival, que se realiza no Rio de Janeiro de 22 a 29 de julho, apresentará três mostras de televisão.
O festival trará uma seleção com 20 dos melhores programas exibidos em Guadalajara no INPUT (Festival Internacional de Televisão Pública), recém-encerrado.
Ainda em conjunto com a mais importante mostra de televisão pública do mundo, o Rio Cine organizará um "Meeting Latino-Americano", que divulgara programas a serem selecionados para a próxima edição do INPUT -a se realizar na França em 1997.
O Rio Cine apresentará também quatro programas exibidos no Fipa (Festival Internacional do Audiovisual), realizado anualmente em Biarritz, mostra que não se limita à produção pública ou independente.
Entre os hits do INPUT estão programas produzidos pela Arte franco-alemã, pela BBC e Channel 4, da Inglaterra, e pela ITVS, dos Estados Unidos, além de produções holandesas e suíças.
São programas que confirmam a ênfase em temáticas intimistas e poéticas e na experimentação de linguagem, tendências já presentes nos programas do INPUT 94, que comentei nesta Folha.
O contraste entre a ampla penetração da televisão na sociedade brasileira e a fragilidade dos mecanismos de discussão e controle público sobre a programação é escandaloso.
Ao tornar acessível ao público brasileiro uma seleção dos melhores trabalhos produzidos no exterior e ao criar um fórum de debate do que se faz aqui, o Rio Cine contribui para preencher um pouco este vazio.
Segundo Iafa Britz, coordenadora de TV e vídeo do Rio Cine, "a produção brasileira causou boa impressão no INPUT. Alguns programas foram muito aplaudidos."
O Brasil foi representado pelos trabalhos "Lá e Cá", de Sandra Kogut, "Fim do Mundo", de Carlos Nader, "O Menino, a Favela e a Tampa de Panela", de Cao Hamburger, e "Socorro Nobre", de Walter Salles.
Finalmente dispostos a assumir essa proeminência, a TV Cultura de São Paulo, a TV Educativa, o Vídeo Brasil e o Rio Cine propuseram à direção do INPUT que o festival se realize no Brasil em 1999.
Mais do que mais um evento de mídia, a mostra pode ajudar a incrementar a crítica e a criação na televisão brasileira.

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