São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla quer desafiar "Pagodebrás"

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda existe quem entenda o enredo desse samba, amor: a dupla Arlindo Cruz & Sombrinha, abençoada por Dona Ivone Lara, vem para amarrotar o pagode "mauricinho" que assola o país.
Com levadas que passam pelo samba-de-roda e batucadas desinibidas de samba-de-quadra, a dupla carioca mostra que valeu a pena migrar do grupo "Fundo de Quintal" para o primeiro disco.
As palhetas de Arlindo Cruz (no banjo) e Sombrinha (cavaco) ensaiam um certo massacre da serra elétrica do morro. É uma bofetada na "Pagodebrás", a indústria da nova safra de pagodeiros.
O disco junta o lirismo pueril ("Somos o que se encaixa/caçamba e corda/cacique e cocar") e a rajada de malandragem à moda Bezerra da Silva ("Vacilou não sobe mais/o morro do Juramento").
Não falta é o elogio à malandragem. A faixa "Filho do Quitandeiro" narra a saga de um don Juan que "compra" almas femininas graças a uma promoção: moça bonita paga meia na sua quitanda.
"Cobra a metade do preço/ mamão, melancia, laranja e maçã", celebra o batuque-salada.
Na retaguarda, Arlindo & Sombrinha reforçam o disco com um time de compositores que reúne Candeia, Beto Sem Braço e Ivone Lara, entre outros bambas.
Apenas quando namora o samba mais romântico, como na música "Quem Sabe de Mim Sou Eu", a dupla cai um pouco de produção.
A formação de todo o elenco do disco, tanto da dupla como da maioria dos compositores, é ligada às quadras de escolas de samba e aos botequins ainda com cheiro da velha guarda do batuque no Rio.
Esse know-how faz a diferença entre Arlindo & Sombrinha e o formigueiro de cantores de pagode que a indústria fabrica todo dia.

Disco: Da Música
Gravadora: Velas
Preço médio: R$ 20

Texto Anterior: Bares têm 'jam session' de sambistas
Próximo Texto: Pagode radiofônico perde para raiz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.