São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU destrói fábrica de armas biológicas

Local fica a 80 km de Bagdá

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma equipe da ONU começou a destruir a principal fábrica de armas biológicas do Iraque, a Al Hakam, 80 km ao sul de Bagdá. A destruição é parte das exigências do cessar-fogo que encerrou a Guerra do Golfo, em 1991.
Al Hakam escapou do bombardeio das forças aliadas durante a guerra. Após a guerra, o Iraque pediu que a fábrica não fosse destruída, pois o governo tinha planos de transformá-la em uma fábrica de proteínas. Em 1995, jornalistas foram levados ao local pelo Ministério da Informação, para registrar a produção de fertilizantes e defensivos agrícolas na fábrica.
O desmantelamento começou há duas semanas, mas só foi anunciado pelos funcionários da ONU em Bagdá ontem. Segundo eles, as autoridades estão cooperando.
Uma outra equipe da ONU começou a chegar a Bagdá para substituir a que foi a Al Hakam. A nova equipe tem a missão de fiscalizar o desarmamento total do Iraque.
Segundo Goran Wallen, responsável pela destruição, a fábrica poderia permitir ao Iraque reativar seu programa de armas biológicas.

Texto Anterior: Fórum começa, e IRA mantém indecisão
Próximo Texto: Suposto atentado mata casal judeu em estrada de Zaharia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.