São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Educação ambiental; Clínica privada; Funcionários e bancos; O mar e o rochedo; FHC, mãe do mundo; Palmeiras campeão; Comitiva acintosa; Parlamentarismo; Mobilização de idosos; Roma e Brasil; Reforma agrária

Educação ambiental
"Acerca da educação ambiental, temos convicção de que se trata de uma das atividades em expansão no país. A prática da educação ambiental e ecoturismo é pertinente e desejável, considerando que o Brasil é o país detentor da maior riqueza do planeta em biodiversidade abrigada nos ecossistemas naturais, peculiares e deslumbrantes.
Necessário que se propicie orientação técnica adequada e específica com embasamento científico em ciências biológicas. Esse importante papel deve ser desempenhado por profissionais como o biólogo."
Noemy Yamaguishi Tomita, presidente do Conselho Regional de Biologia-1 -SP, MT, MS (São Paulo, SP)

Clínica privada
"O caso da clínica Santa Genoveva, no Rio, também pode servir como alerta aos defensores de uma generalizada privatização dos serviços públicos, idéia que tomou conta do país nos últimos anos. A ganância pelo lucro, sem um propósito social, de setores da iniciativa privada, pode representar risco igual ou maior do que o descaso das autoridades públicas."
Reinaldo Camargo Lichti (Rio de Janeiro, RJ)

Funcionários e bancos
"Quando uma pessoa responsável e confiável como o sr. Aloysio Biondi diz (Folha da semana passada) que o aumento de 10% para o funcionalismo não concedido até hoje representaria gastos de R$ 4 bilhões, no ano, e que os gastos do Tesouro, somente no mês de abril, com socorro a bancos, pagamento de juros e compra de dólares foram de R$ 4,6 bilhões, a gente fica pensando: quando o governo começará a falar a verdade a seus eleitores, pelo menos?"
Waldemar Cintra (São Paulo, SP)

O mar e o rochedo
"Neste ano eleitoral de 1996 teremos um embate entre o fernandohenriquismo e o malufismo na disputa pelo poder. O PFL e a elite econômica dominante dividirá o seu apoio com as duas partes litigiantes. Mais uma vez, os trabalhadores, os humildes serão o marisco na briga entre o mar e o rochedo."
José Maria Giannasi (Osasco, SP)

FHC, mãe do mundo
"O Plano Real recebe efusivos elogios de Chirac, Clinton, Major, Menem, dos coreanos, dos chineses, dos japoneses, dos paraguaios e até dos russos. Do jeito que a coisa vai, FHC será eleito 'a mãe do mundo'..."
Osvaldo Matheus Caleiro (São Paulo, SP)

Palmeiras campeão
"Parabéns ao grande campeão Palmeiras! Somente uma pequena rusga encobriu a grande conquista, jogadores que não queriam disputar uma final do mais importante campeonato da federação somente por estarem com um dia de contrato vencido. Isso não é uma atitude esportiva. Ou então reconheçam que o futebol realmente é um negócio mercantilista."
Maurício Collus Villela (São Paulo, SP)

"Parabéns, Palmeiras. Essa conquista só é comparável às conquistas da academia de Dudu e Ademir. Os corações palestrinos estão em festa."
Geraldo Aparecido Bittencourt Morais (Salto Grande, SP)

Comitiva acintosa
"Senti-me indignada com o fato de a filha e os netos do presidente FHC terem sido incluídos na 'comitiva oficial' da viagem a Paris. Julgo isso de uma desfaçatez e de um acinte ignóbeis ao nosso país."
Maria Helena Aranha e Silva (São Paulo, SP)

Parlamentarismo
"O impasse institucional se aproxima!
O presidente progressista, concedendo além do que o povo permite; a canalhice do Legislativo corrupto e corporativo impedindo qualquer mudança ou reforma; a venalidade do Judiciário garantindo os privilégios e impunidades, levam o povo a pedir radicalismos:
Fecha o Congresso! Prende os juízes! Viva Fujimori! Golpe de Estado!
Ouve-se tudo isto por aí!
Nada disso. No parlamentarismo esta canalhice do Congresso e afins, com apoio popular, plebiscito, permitirá o seu fechamento e a convocação de novas eleições imediatamente. Aí sim mudaremos esta gente. Parlamentarismo á!"
Adalton Paes Manso (São Paulo, SP)

Mobilização de idosos
"Centenas de idosos deram uma extraordinária lição de cidadania a todos nós. Inconformados com o 'escorchante' aumento de seus planos de saúde, reuniram-se imediatamente para protestar. Nossos governantes poderiam aprender algo com esses senhores e senhoras que tanto fizeram pelo país; mas que, infelizmente, têm de sair às ruas para lembrar que ainda existem e que são cidadãos."
Luiz Fernando Sampaio (São Paulo, SP)

Roma e Brasil
"'Os territórios conquistados e arrendados às ordens senatorial e equestre em troca de pagamento de uma taxa anual gradativamente foram sendo considerados como propriedade individual, formando-se, assim, grandes latifúndios que asfixiavam a economia campesina em benefício de reduzido número de pessoas.
O pequeno agricultor, despojado de suas terras por dívidas insolváveis ocasionadas pela concorrência dos produtos estrangeiros e do trabalho escravo, passou a servir como simples trabalhador avulso por ocasião das colheitas e a fazer parte da numerosa massa de desocupados.'
Qualquer semelhança é mera coincidência. Estamos falando do ano 133 a.C. Reforma agrária dos gracos."
Fidelcino Machado de Souza (Barueri, SP)

Reforma agrária
"Refiro-me ao artigo 'Velha desculpa contra a reforma agrária', do sr. Luiz Inácio Lula da Silva. É essencial ater-se a fatos concretos e não interpretações.
1) O ITR não é um tributo de base mensal e sim anual. Comparar a arrecadação de janeiro a abril não tem qualquer sentido econômico.
2) O ITR referente a 1995 foi lançado no início de 1996 com tantos erros que teve que ser refeito. Não é correto afirmar que a Receita Federal tenha adiado a cobrança indefinidamente.
3) O ITR referente a 1994 foi cobrado em 1995 por total desleixo da Receita Federal. Perdeu-se um ano por falta de prioridade administrativa, nada tendo a ver com pressões políticas de proprietários."
Pedro de Camargo Neto (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Agressão reacionária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.