São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Roteiro Portinari' busca raízes do pintor

DENISE MOTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um passeio pelas raízes históricas e culturais do pintor paulista Cândido Portinari é o que a Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo oferece com seu "Roteiro Portinari", lançado há dois meses.
Portinari, um dos mais importantes pintores modernos brasileiros, nasceu em Brodósqui, a 340 quilômetros ao norte da cidade de São Paulo (leia biografia do pintor na página 15).
Rota de artistas
As cidades restantes são Ribeirão Preto, Altinópolis, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Franca, Igarapava, Ituverava, Jardinópolis, Nuporanga, Pedregulho, Rifaina, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Sertãozinho e Tambaú.
Seguindo o roteiro, o turista também pode conhecer as cidades onde viveram o compositor Zequinha de Abreu, em Santa Rita do Passa Quatro, e o desenhista e gravurista Marcelo Grassmann, em São Simão.
Segundo a secretaria, além de mostrar a região de Portinari, o objetivo do trajeto é levar o turista ao interior paulista para conhecer capelas e sedes de fazendas históricas do início do século.
Cidade natal
Em Brodósqui, o visitante encontra desde pinturas a poesias feitas pelo pintor no museu Casa de Portinari.
Murais e afrescos a têmpera estão espalhados pelas paredes da casa, onde Portinari realizou as primeiras experiências artísticas.
Outras atrações são a capela de Santo Antônio e a capela da Nona, construída para sua avó no jardim da casa, em 1941.
Uma curiosidade da capela da Nona é notar que Portinari retratou figuras bíblicas com a fisionomia de pessoas da família.
Nossa Senhora tem o rosto de sua irmã, Olga. Em santa Isabel, pode ser reconhecida a mulher do pintor, Maria.
"São João Batista com o Cordeirinho aos Pés" é um dos seus irmãos, "Santa Luzia Segurando um Prato com um Par de Olhos" é sua irmã Julieta e o quadro a têmpera "São Pedro" traz o rosto do pai de Portinari, Giovanni.
Em Batatais, a apenas 15 quilômetros de Brodósqui, o traço de Portinari está presente na "Via Sacra", no altar-mor e em 21 telas da Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde.
Secretaria de Esportes e Turismo: tel. (011) 239-5822

Texto Anterior: 'Pueblos" são alternaticas no interior
Próximo Texto: Brodósqui faz homenagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.