São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
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Hóspede com mala 007 é o "alvo" das grandes redes

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

As grandes redes internacionais de hotéis estão apostando cada vez mais no mercado brasileiro.
O turismo não é o único alvo dessas redes. Muitas estão de olho no crescimento das cidades do interior do país e nos homens de negócios que as frequentam.
O grupo francês Accor (cuja divisão hoteleira compreende Novotel, Sofitel, Ibis e Parthenon), por exemplo, está com 60 novos projetos em andamento no Brasil.
Segundo Roland Bonadona, diretor-geral do grupo para o Brasil, 1/3 desse total deverá estar pronto em dois anos. Atualmente, o grupo tem 60 hotéis no país.
"Com a abertura da economia, o Brasil tem se mostrado cada vez mais atraente ao mercado internacional", afirma Bonadona.
Segundo ele, a divisão hoteleira do grupo no Brasil registrou crescimento de 54% em volume de negócios no ano passado.
Já a rede Inter-Continental deve implantar dez hotéis no Brasil até o ano 2000. Amanhã, o grupo inaugura sua unidade em São Paulo. O novo Inter-Continental tem 193 quartos e está localizado na região na avenida Paulista.
"O Brasil tem um potencial hoteleiro muito grande e que ainda está inexplorado", afirma Xavier Veciana, 45, gerente-geral do Inter-Continental São Paulo.
Para a construção desse hotel, o grupo investiu US$ 55 milhões. O total de investimento nos próximos anos não está definido, mas, segundo Veciana, deve girar em torno de US$ 30 milhões a US$ 40 milhões para cada nova unidade.
Ano 2000
O grupo Sol-Meliá também pretende investir pesado no mercado de hotelaria nacional até o ano 2000. A rede deve abrir mais oito hotéis no país, entre o Nordeste, Rio e cidades do interior de São Paulo, como Piracicaba. O investimento total deve ultrapassar os US$ 250 milhões.
"Estamos pensando em hotéis que atendam às necessidades dos homens de negócios mais exigentes. O interior de São Paulo, por exemplo, tem muito espaço para esse tipo de hotel", afirma Verónica Siebert, gerente de projetos do grupo no país.
Já a divisão hoteleira Caesar Park, que faz parte do grupo Aoki, anunciou recentemente que vai investir US$ 84 milhões em um ano para abrir quatro hotéis no país.
A rede Renassence também está instalando um novo hotel em São Paulo, com investimento de US$ 70 milhões. O hotel terá 452 quartos e deve ser inaugurado até o final deste ano.

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