São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organizações elogiam governo

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

Representantes de 39 organizações não-governamentais brasileiras divulgaram documento no qual elogiam o governo pela "colaboração madura" com as ONGs.
"O governo entendeu a importância da nossa participação, abrindo espaço para uma colaboração madura", diz a Carta Brasileira de Istambul, redigida por Erminia Maricato, ex-secretária de Habitação no governo Erundina e representante da Anpur, associação que reúne cursos de pós-graduação em sete universidades.
Também assinam o documento inúmeras entidades de defesa dos direitos de favelados, representantes de arquitetos, geógrafos etc.
Há uma semana, muitas dessas entidades estavam entre os signatários, ao lado de prefeitos e parlamentares, de uma carta entregue em Istambul à primeira-dama do Brasil, Ruth Cardoso, pedindo o comprometimento do governo na defesa do direito à moradia.
Na Carta Brasileira de Istambul, as ONGs assumem compromisso de envolver partidos políticos, governos, universidades, outras ONGs e sindicatos na "construção de um agenda nacional pelos assentamentos humanos no Brasil".
As ONGs também se comprometem a denunciar "governos que continuarem a investir recursos públicos segundo a lógica dos interesses privados do mercado imobiliário". E também, o "poder judiciário sempre que (...) executar ordens maciças de despejo, indiferente ao destino posterior das vítimas de tais ordens."
(MSy)

Texto Anterior: Tecnologia muda perfil das cidades
Próximo Texto: Viagem extra eleva gasto de prefeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.