São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família diz que idoso apanhava

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O aposentado Eduardo de Souza, 68, disse que seu cunhado Severino Clemente Vasconcelos, 66, foi agredido por enfermeiros da clínica Santa Genoveva. Vasconcelos morreu na quinta-feira. Ele estava na clínica havia dois anos.
Em entrevista à Folha, o aposentado disse que o cunhado apanhava sempre que pedia para ir ao banheiro. "Um doente confirmou", disse. Souza procurou um dos sócios da clínica, Mansur José Mansur, mas não foi recebido.
Gustavo Florêncio da Silva, 27, disse que seu pai, José Florêncio da Silva, 64, era obrigado a pagar a enfermeiros sempre que precisava cortar o cabelo ou fazer a barba.
Silva morreu na madrugada de sábado, no hospital Souza Aguiar, para onde havia sido transferido uma semana antes, com diarréia.
"Sempre que vinha ao Rio visitá-lo, deixava um dinheirinho para esses serviços", disse Gustavo.
Ele contou também que as roupas do pai eram furtadas. Gustavo diz que pretende entrar na Justiça.
Silva estava internado na Santa Genoveva havia quatro anos. Ele tivera derrame e não andava, mas, segundo o filho, não era terminal.
A minuta do Hospital Souza Aguiar diz que Silva tinha diabetes, diarréia e sequela de derrame. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) sai em um mês.
"Com a diarréia, ele caiu muito. Já vinha emagrecendo, devido ao descaso. Acho que nem comia direito. Parecia faminto." Procurados pela Folha, os sócios da Santa Genoveva não foram encontrados.

Texto Anterior: Procurador apura fraude em hospitais
Próximo Texto: Pastor é assassinado dentro de um templo da Igreja Universal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.