São Paulo, quarta-feira, 12 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zavgaiev viola acordo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O chefe do governo pró-Moscou da Tchetchênia, Doku Zavgaiev, disse ontem que as eleições parlamentares na República vão ocorrer no domingo.
A decisão contraria o acordo assinado anteontem entre representantes da Rússia e dos rebeldes separatistas tchetchenos.
O adiamento da eleição até que a retirada das tropas russas e o desarmamento dos rebeldes seja concluído foi um dos pontos mais delicados do acordo. A decisão final sobre a data da votação deve ser tomada hoje.
Durante o fim-de-semana, Zavgaiev, marginalizado das negociações, chegou a acusar o mediador europeu Tim Guldimann de se aliar aos separatistas e ignorar o governo local nas conversações de paz.
Membros da delegação russa advertiram Zavgaiev para que reavalie sua posição e o desautorizaram.
"Seria melhor se tivéssemos menos declarações duras", disse o ministro russo das Nacionalidades, Viacheslav Mikhailov, que elogiou Guldimann.
Zavgaiev foi escolhido chefe do governo russo na Tchetchênia em novembro do ano passado, em eleições boicotadas pelos rebeldes separatistas.
Eles o acusam de ser apenas um "fantoche" manipulado por Moscou.

Texto Anterior: Explosões aumentam tensão na Rússia
Próximo Texto: Locutor anuncia apoio da seleção a Ieltsin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.