São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa Civil erra número

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma confusão com nomes de hospitais fez a Defesa Civil Estadual divulgar errado o número oficial de mortos na explosão do Osasco Plaza Shopping.
Desde anteontem à noite, a Defesa Civil computava 39 mortos. Houve a duplicidade na contagem de dois corpos. O erro foi detectado por volta das 14h de ontem.
Segundo o capitão Ricardo Jacob, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual, a confusão aconteceu porque os hospitais Oswaldo Cruz e Montreal são, na verdade, a mesma instituição.
Nesse hospital, que fica em Osasco, havia dois corpos. "O erro na hora da checagem foi da própria Defesa Civil. O número oficial de mortos até o momento (19h30) é 37", afirmou Jacob. "Foi um equívoco emocional, pois sofremos uma abalo muito grande."
Mesmo descobrindo o erro no início da tarde, a confusão com os números acontecia até as 18h30.
No telefone da própria Defesa Civil que passa informações à imprensa, ainda era divulgado 39 mortos.
O mesmo acontecia no setor de comunicação social do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que trabalhava com os números da Defesa Civil.
Informado pela Folha da mudança no número, o tenente Mauro Lopes, do setor de comunicação social do Corpo de Bombeiros, rechecou as informações e passou a trabalhar com 37 mortos.
Oficialmente, até as 20h de ontem, segundo Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a explosão no shopping causou 37 mortes e deixou 472 feridos. Há 75 pessoas internadas, das quais 18 estão em estado considerado grave.

Texto Anterior: Investigação aponta para negligência
Próximo Texto: Vistoria acontece 1h30 antes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.