São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin diz que evita revoluções

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

O presidente Boris Ieltsin declarou ontem que a Rússia "não precisa mais de revoluções". Ele disse ter decidido se candidatar à reeleição para evitar a "guerra civil" que viria com uma vitória dos neocomunistas na eleição.
No penúltimo dia da campanha, Ieltsin promoveu um comício com show de rock em São Petersburgo. O presidente tem usado a música para atrair os jovens e busca assustar os eleitores com o fantasma da "guerra civil".
Ieltsin disse em entrevista à TV estatal que "poderia se aposentar", mas que decidiu buscar a reeleição depois da vitória dos neocomunistas nas eleições parlamentares de dezembro passado.
"Votar em mim", disse Ieltsin, "significa votar pela estabilidade". O presidente busca se mostrar como a única garantia de continuação das reformas pró-democracia e capitalismo.
O neocomunista Guennadi Ziuganov acusa Ieltsin de mergulhar a maioria da população na pobreza e de submeter a Rússia "aos interesses dos países ocidentais".
Ieltsin e Ziuganov devem passar para o segundo turno, a ser realizado em julho. Essa votação não vai ocorrer apenas se um dos candidatos conseguir mais de 50% dos votos no próximo domingo.
(JS)

Texto Anterior: Gorbatchov conta piada sobre si
Próximo Texto: Assassinado prefeito russo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.