São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde realiza hoje vacinação contra a pólio em todo o país

Ministério pretende imunizar 17,7 milhões de crianças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde abre hoje às 8h a campanha de vacinação contra a poliomielite com o objetivo de atingir 100% das crianças com até 5 anos -número estimado em 17,7 milhões.
Para conseguir atingir sua meta, o ministério mudou a campanha deste ano. Em vez de se chamá-la de "multivacinação" -como acontece todos os anos-, a campanha foi intitulada de dia de vacinação contra a pólio (paralisia infantil).
Também serão aplicadas vacinas tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), dupla triplo adulto (contra difteria e tétano), sarampo, SCR (contra sarampo, rubéola e caxumba), BCG-id (contra tuberculose), mas apenas em regiões onde não há postos regulares de saúde ou onde houver crianças com atraso nessas outras vacinas.
"Mudamos o nome e a estratégia este ano porque nosso objetivo é concentrar os esforços na pólio. As outras vacinas já são dadas normalmente", diz Maria de Lourdes de Sousa Maia, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
No ano passado, 97% das crianças foram vacinadas na 1º etapa e 95%, na segunda. Esse cálculo é uma média da cobertura de todos os 4.993 municípios.
O problema é que ainda é grande número de cidades onde a campanha não atinge nem 50% da população com até 5 anos. Na segunda etapa de 95, o número de cidades que não vacinaram 50% das crianças subiu para 136.
A segunda etapa da campanha acontece no dia 17 de agosto deste ano. Na avaliação do ministro Adib Jatene (Saúde), a campanha deste ano será "um sucesso".

Texto Anterior: MEC terá que divulgar livros reprovados
Próximo Texto: Fracassa remoção de pacientes de clínica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.