São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas soltam suas cobras na cidade

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

A artista plástica gaúcha Claudia Sperb inaugura hoje no museu histórico do Instituto Butantã sua mostra monotemática "Serpentes". O nome já diz tudo. "Serpentes" trata daqueles ofídios peçonhentos que, na cultura ocidental, são sempre associados ao pecado e a todo tipo de maldade.
Mas nem sempre -e nem em todos os lugares- as cobras estiveram relacionadas ao mal. "Mesmo na 'Bíblia' a serpente recebe dois tratamentos. Se no 'Velho Testamento' ela é relacionada ao pecado, em uma passagem do 'Novo', Jesus diz: 'Sejais prudente como a serpente' ", disse Claudia.
Claudia conta ainda que, em algumas culturas da América Latina, por exemplo, o arco-íris é relacionado a uma serpente cósmica e que a forma e o movimento dos rios remetem ao animal.
Além da mostra, a artista estará dando workshops gratuitos de xilografia todos os sábados e domingos, das 13h às 16h, até o final da exposição. O museu histórico do Instituto Butantã fica na av. Vital Brasil, 1.500, tel. 813-7222 ramal 2.117.
Sexo
As serpentes também perpassam a mostra "Vida Morte Dor Prazer", do artista plástico paranaense Edilson Viriato, na galeria Sesc-Paulista (av. Paulista, 119, tel. 284-2111), até 4 de julho.
Nas obras de Viriato, as cobras entram em um transe lascivo. Ganham uma leitura basicamente sexual, junto com uma série de outros símbolos de conotação sadomasoquista: punhais, amarras, vendas, correntes e línguas.
"Durante toda a vida passamos por situações sadomasoquistas, que envolvem dor e prazer. As pessoas sofrem para viver. Mesmo os símbolos religiosos representam no meu trabalho a perpetuação das relações por meio da religião", disse.
Segundo Viriato, todos os símbolos com que trabalha estão ligados a essa dicotomia. A língua que condena, também seduz; a flor que é usada em momento de carinho também acompanha a morte.

Texto Anterior: Clipe celebra a cultura teen nos anos 90
Próximo Texto: Siron é visionário dotado de espírito prático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.