São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Branca obtém dossiês ilegalmente

Pesquisa traz Clinton e Dole empatados

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Casa Branca, sede do governo dos EUA, obteve de maneira imprópria os dossiês da polícia federal (FBI) de 408 pessoas, entre elas diversos líderes da oposição.
A divulgação da irregularidade coincidiu com a de pesquisa de intenção de voto feita pela rede CNN que mostra Bill Clinton e Bob Dole em empate estatístico nas preferências dos eleitores que vão escolher o presidente em novembro.
O diretor do FBI, Louis Freeh, divulgou o resultado do inquérito sobre o caso das pastas. A conclusão foi de que houve "flagrante violação do direito à privacidade" das pessoas que tiveram suas pastas solicitadas pela Casa Branca.
O presidente Bill Clinton pediu desculpas pelo episódio, que ele chamou de "um erro honesto".
O candidato da oposição à Presidência, Bob Dole, recusou as desculpas: "Não é suficiente se desculpar, senhor presidente, nós precisamos de uma investigação".
O promotor independente do caso Whitewater, Kenneth Starr, disse que vai incluir o incidente das pastas do FBI em suas investigações sobre possíveis irregularidades no governo Clinton.
Dole subiu nove pontos percentuais e Clinton caiu sete na pesquisa de intenção de voto da CNN divulgada ontem, em comparação com a de um mês atrás.
Agora, Clinton tem 49% das preferências, e Dole, 43%, com a margem de erro estatístico na casa de 3,5%, o que coloca os dois candidatos em empate técnico.
A mesma pesquisa mostra que 49% dos consultados acham que Clinton mentiu sobre sua participação no caso Whitewater, e 45% acreditam que ele fez algo ilegal.
Na segunda, a CPI do Senado sobre Whitewater divulga o relatório final. Acredita-se que ele será severo com a primeira-dama Hillary Clinton e poderá até insinuar que ela é a responsável pelo sumiço de documentos pedidos pela Justiça.

Texto Anterior: EUA asilam fugitiva de mutilação sexual
Próximo Texto: General rebelde do Paraguai é preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.