São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar um centro de culinária?

Silvana Ribeiro Borges (São Paulo, SP)

O centro de culinária pode abranger diversos segmentos -como aulas para adolescentes, diabéticos, estrangeiros etc.
O professor poderá trabalhar sozinho ou com uma equipe de apoio, dependendo do número de alunos e de aulas.
É necessário que o professor esteja sempre atualizado, procurando participar de cursos diversos. Ele poderá usar os conhecimentos para dar cursos em outras áreas específicas: Páscoa, Natal, comidas de outros países e regiões etc.
A escola deve ter um fogão tradicional, microondas, freezer, mesa, cadeiras, talheres e uma pequena despensa para alimentos. É recomendável manter também uma cozinha de apoio.
A parte teórica do curso poderá ser apresentada em apostila.
As principais exigências para os locais onde se manipulam os alimentos são: paredes cobertas com 2 metros de azulejo, no mínimo; pisos revestidos por material cerâmico liso, resistente e impermeável; forros feitos com material fácil de limpar; portas com molas e janelas e portas com telas.
Além disso, mesas e balcões onde os alimentos são manipulados devem ser confeccionados com material impermeável. As pias devem ter torneiras de água quente.
Após a montagem do centro de culinária, é preciso atingir o público com mala direta, panfletos, anúncios e faixas.
Essa atividade enquadra-se como sociedade civil limitada prestadora de serviços. A empresa deve ter registros no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Receita Federal e prefeitura.
O empreendedor deve verificar junto à prefeitura municipal quais são as restrições de localização.

Onde encontrar - Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária: r. Cândido Espinheira, 486, Perdizes, São Paulo (SP), informações tel. (011) 65-3867.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Feira apresenta mais de 260 opções de negócios
Próximo Texto: Clínica veterinária adere ao sistema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.