São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro 'redescobre' atol de Bikini

ADRIANA VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

As principais modalidades de mergulho praticadas em diferentes partes do mundo serão mostradas na série "Dive Adventures", que estréia no próximo sábado, às 22h20, no canal GNT.
Dividido em seis episódios, que serão exibidos ao longo deste ano, o novo programa é co-produzido pelo canal pago e pela produtora Visões Brasileiras.
"Montamos a estrutura de uma grande produção internacionais", diz o mergulhador e cinegrafista Lawrence Wahba, 27, sócio da produtora brasileira, que já realizou sozinho a série "Em Busca dos Grandes Tubarões". "Usamos os equipamentos mais modernos, como câmera digital e sistema de comunicação submarinos."
Bikini
O episódio de estréia, gravado no atol de Bikini (Pacífico Sul), traz as técnicas do mergulho em naufrágio. Uma amostra desse primeiro capítulo já pôde ser vista na TV. O programa "Fantástico", da Rede Globo, exibiu no domingo passado o trabalho da equipe de "Dive Adventures". Hoje, apresenta uma segunda parte da reportagem. "O interessante é que fomos os primeiros no mundo a registrar a reabertura de Bikini. Tivemos essa prioridade, porque o responsável pelo ecoturismo na região é o mergulhador brasileiro Fábio Amaral", conta Wahba.
O atol do Bikini foi fechado em 1946. Durante 12 anos, os EUA realizaram na região testes nucleares. Passados 50 anos, a água e o ar estão livres da radiação. Com o auxílio de Amaral, a equipe de "Dive Adventures" explorou naufrágios de navios da Segunda Guerra Mundial.
Outras aventuras
No segundo capítulo, a aventura da equipe brasileira é no Havaí, com o mergulho em alto mar, sem referência de ilhas e atóis, e o mergulho livre, que dispensa o cilindro de oxigênio.
Depois é a vez do mergulho com tubarões nas Bahamas. "Lá, Wahba mostrará sua habilidade de alimentar a espécie sem nenhuma proteção", diz a repórter da série, Renata Netto, 29.
Em Cozumel, no México, o programa vai mostrar o mergulho em profundidade. Uma outra etapa acontecerá no Mar Vermelho, Egito, com as técnicas de iluminação e segurança para o mergulho noturno.
"Dive Adventures" vai terminar no Brasil, em Bonito (MS), com o mergulho em cavernas entre piranhas e sucuris. "Procuramos realizar um documentário com novo formato, que tenha a qualidade de produções estrangeiras, mas características brasileiras", diz Renata.

Texto Anterior: Tarcísio Meira vive 'antigalã rural'
Próximo Texto: 'Rivais' expõe diferenças entre Hitler e Churchill
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.