São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por via das dúvidas

Dias antes do golpe militar de março de 1964, o então governador da Bahia, Lomanto Júnior, manteve uma longa conversa com o comandante militar da área, general Mendes Pereira.
O general queria ver o país livre do presidente João Goulart, mas era um legalista e tinha dúvidas quanto ao golpe, que já era de conhecimento dos dois.
No dia 1º de abril, com as Forças Armadas já nas ruas, Mendes Pereira entrou no palácio do governo estadual, à frente de um grupo de oficiais. Relatou os acontecimentos. Depois, perguntou a Lomanto, em voz alta:
- E o senhor, com quem está?
Lembrando da conversa com o general, Lomanto arriscou:
- Estou com Jango.
Nesse momento, o coronel Humberto Mello, que acompanhava o grupo, gritou:
- Com queeemmm?
- Estou com o Jango por aqui - respondeu sério o governador baiano, levando a mão direita até a altura do pescoço.

Texto Anterior: Punhal nas costas; Mágica dos números; Ver para crer; O professor; Efeito Sucatão; Morde e assopra; Salto triplo; Pelas beiradas; Vara curta; Paternidade esclarecida; Ouvidos moucos; Agora, vai; Caiu da cama; Quero mais; Pressão interna
Próximo Texto: Serra liga propostas a ajuda de Covas e FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.