São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Cachimbo da paz; Corpo mole; Preocupação verde; Pirraça oficial; Primeira voz; Segunda voz; Clima cordial; Lição de casa; Chegando ao limite; Esporte ministerial; Haja otimismo; Só para mulheres; Anemia eleitoral; Visita à Folha

Cachimbo da paz
No acordo de FHC e do senador José Sarney sobre a limitação de MP (medida provisória) definiu-se que o prazo de validade será de 90 dias, com direito a reedição. O Executivo vai perder poderes, mas terá autonomia sobre a administração.

Corpo mole
Apesar de ter acertado os ponteiros com José Sarney, o Palácio do Planalto prefere que a votação do limite para as medidas provisórias não ocorra tão cedo. Atualmente, gozando de plena liberdade, a situação é boa para FHC e seus aliados.

Preocupação verde
A ecologia recebeu atenção especial no acordo firmado entre Planalto e José Sarney sobre medida provisória. O tema será objeto de MP. Além de outras áreas, como segurança pública, defesa civil e finanças.

Pirraça oficial
O deputado Delfim Netto (PPB-SP) ironiza o pacote de incentivo à exportação que o governo divulgou ontem. "A equipe econômica pensa assim: as críticas do Delfim e do Dornbush estão erradas, mas vamos fazer como eles dizem".

Primeira voz
Ontem, a Rede Globo voltou a fazer críticas à Folha. Em nota lida no "Bom Dia Brasil", a emissora classificou o jornal de "mal-humorado" e "espírito de porco" por ter destacado aspectos negativos do relatório da ONU sobre desenvolvimento humano no Brasil.

Segunda voz
Em entrevista no Palácio do Planalto, o ministro Clóvis Carvalho (Gabinete Civil) atacou a Folha pelo mesmo motivo. Disse que o jornal "não consegue exercer seu poder de análise de maneira adequada". Como se vê, a TV Globo e o governo continuam tocando no mesmo tom, afinadíssimos.

Clima cordial
Ruralistas e governo discutem hoje a lei do rito sumário. Na Advocacia Geral da União. O ministro Raul Jungmann (Reforma Agrária) não vai. "O problema é jurídico, não é demagógico", justifica o deputado Abelardo Lupion (PFL-PR).

Lição de casa
Gustavo Krause (Meio Ambiente) comemorou a passagem de seus 50 anos ontem, em Nova York. Antes de viajar, tomou aulas com Gustavo Franco. Para o caso de precisar rebater as opiniões do economista Dornbusch sobre o Real.

Chegando ao limite
Quem conversou ontem com Jatene (Saúde), diz que o ministro não ficou convencido de que FHC apóia a sua CPMF. Há quem fale que o cardiologista já pensa em arrumar as gavetas.

Esporte ministerial
Na última passagem pela Grã-Bretanha, o ministro Lampreia (Relações Exteriores) deu um pulo na Escócia. Foi a St. Andrews, o templo mundial do golfe. Levou os embaixadores brasileiros do Vaticano e de Madrid.

Haja otimismo
Ao contrário de líderes governistas, Marco Maciel aposta que a vida do governo vai melhorar na Câmara. "Pode escrever que em julho votarão mais", diz. Segundo o vice, em ano eleitoral junho é o mês das articulações.

Só para mulheres
A senadora Emília Fernandes (PTB-RS) e a deputada Marta Suplicy (PT-SP) liberaram ontem verba de U$ 300 mil da ONU. Vai para o Instituto Brasileiro de Administração Municipal assessorar candidatas a vereadoras em 15 Estados.

Anemia eleitoral
O acordo do PMDB sobre a eleição de prefeito em São Paulo inclui os candidatos a vereador das chapas governista e quercista. Cada uma delas tem mais de 100, para apenas 66 vagas. Ficou acertado que serão retirados "todos os laranjas".

Visita à Folha
O presidente-executivo da Cofap (Companhia Fabricadora de Peças), Abraham Kasinski, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado da diretora de vendas, reposição e marketing da Cofap, Eliana M. Giannoccaro.

TIROTEIO
De Adroaldo Streck (PSDB-RS), sobre declaração do senador Roberto Requião (PMDB-PR) de que FHC perderá prestígio como Gorbatchov:
- É um falastrão, que está na Rússia às custas do Senado. Como se hospedou na embaixada, espero que devolva os US$ 300 de diária que levou.

Próximo Texto: BC mostra descontrole nas contas do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.