São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por nove votos, Câmara mantém IPC

DENISE MADUEÑO; GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara manteve ontem a aposentadoria especial para os próprios parlamentares na votação da emenda de reforma da Previdência.
Faltaram nove votos para aprovar a proposta que acabava com o Instituto de Previdência dos Congressistas.
A manutenção do IPC marcou o último dia de votação em primeiro turno da Previdência na Câmara. No total, foram 105 dias desde a votação em plenário do primeiro texto apresentado.
A emenda ainda tem de passar em segundo turno na Câmara para, então, ir ao Senado.
O placar que manteve a aposentadoria especial dos parlamentares registrou 299 votos favoráveis, 95 contrários e 19 abstenções.
PMDB, PFL, PTB e PPB liberaram seus deputados para votar como quisessem. PT, PDT, PC do B, PSB e PSDB defenderam o voto a favor do fim dos institutos.
Com o plenário cheio, a sessão foi tumultuada. Deputados aplaudiam os parlamentares que defendiam a manutenção do instituto. Os que eram contra foram vaiados.
Destaque apresentado pela líder do PT, Sandra Starling (MG), recuperava o texto da emenda original do governo. Previa o fim de todos esses institutos no país.
Aposentadoria proporcional
O governo sofreu derrota na votação dos dispositivos da reforma. A Câmara manteve a aposentadoria proporcional para servidores no texto permanente da emenda.
O governo queria restringir a regra apenas para o período de transição de dois anos.
Caiu também a exigência de idade mínima exigida no texto do relator Michel Temer (PMDB-SP) para a aposentadoria proporcional: 55 anos para homens e 50 anos para mulheres.
O governo obteve 307 votos, um a menos do que o necessário. Foram 130 votos contrários e houve 10 abstenções. Como ficou, o texto prevê a aposentadoria proporcional para os servidores que tenham pelo menos dez anos de atividade e 30 anos de contribuição, no caso de homens, ou 25 anos, para mulheres.
(DENISE MADUEÑO e GABRIELA WOLTHERS)

Leia abaixo a lista de votação

Texto Anterior: Pacífico
Próximo Texto: QUEM VOTOU PELO IPC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.