São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marchetti expõe peixes e mergulhos

DA REDAÇÃO

A artista plástica Claudia Marchetti inaugura hoje na galeria Millan, em Pinheiros, sua primeira mostra individual no Brasil. Isso não significa, porém, que Marchetti não seja brasileira ou esteja chegando agora no mundo das artes plásticas.
Claudia Marchetti é paulistana e só não expôs antes porque esteve estudando quatro anos na Inglaterra e, a partir de 1993, deu um tempo na carreira para cuidar do filho.
A carreira da artista é bem atípica. Começou a pintar com seis anos de idade. A precocidade, porém, não era a manifestação de sua veia artística, mas uma simples necessidade de comunicação.
Disléxica, Claudia Marchetti usou a pintura para superar sua dificuldade em ler e escrever. Criou, entre 6 e 12 anos de idade, um universo imaginário todo seu.
Eram peixes, caracóis, loopings e outros elementos marinhos que ainda hoje são constantes em seus trabalhos. "Não conseguia me identificar com as crianças de minha idade. Criei então um mundo meu. Era como viver em um mundo embaixo d'água", disse.
A mostra da galeria Millan traz esta sua mitologia marinha em uma série de pinturas em tinta acrílica sobre tela e "Mergulho", série de 12 chapas de acrílico pintadas com tinta sintética pelo verso que lembram as ondas do mar.
"É um trabalho introspectivo. Mesmo o caracol tem essa forma introspectiva, que te leva para dentro. Acho que essas formas, como as conchas, fazem remissão a um mundo auditivo. Pode até parecer egocêntrico de minha parte usar a dislexia, mas só fui ser pintora porque passei por um processo de criação muito forte", disse.

Mostra: Claudia Marchetti - Pinturas
Onde: Galeria Millan (r. Francisco Leitão, 134,tel.011/852-5722,Pinheiros)
Vernissage: hoje, às 21h

Texto Anterior: Da energia
Próximo Texto: São Paulo traz de volta artistas de NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.