São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE e Londres estudam plano para acabar com a 'guerra da carne'

Assunto será discutido na reunião da cúpula européia

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O Reino Unido e a UE (União Européia) querem anunciar o fim da "guerra da carne" amanhã, durante a reunião entre os 15 parceiros europeus em Florença (Itália).
A "guerra" começou com o embargo à venda de carne britânica pela UE, determinado em março, por medo de contaminação pela "doença da vaca louca". Há três semanas, Londres boicota decisões da UE como forma de retaliar.
Na sexta, quando a UE faz a segunda cúpula da Conferência Inter-governamental, um acordo deve ser anunciado para levantar gradualmente o veto à carne e pôr fim à retaliação britânica.
A conferência está analisando e reformulando estruturas da UE.
O último entrave para o acordo foi solucionado ontem, quando Londres aceitou matar mais 20 mil cabeças de gado suspeitas de infecção pela proteína que causa a "doença da vaca louca".
Até então, o Reino Unido havia concordado em sacrificar 80 mil dos seus 11,8 milhões de animais.
Os números, durante a crise, variaram. O Reino Unido chegou a prometer matar 38% de seu gado. Com o veto interno e externo, cerca de 35 mil pessoas já perderam o emprego.

Texto Anterior: Netanyahu quer ministros 'escravos'
Próximo Texto: EUA prendem 2 negros por incêndio em igreja; Suspenso bloqueio naval nos Bálcãs; Atentado fere três pessoas na Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.