São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos encontram mais 'aliados' do HIV

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O vírus causador da Aids não tem apenas um cúmplice no organismo que o ajuda a infectar pessoas, mas toda uma quadrilha.
Três grupos de pesquisadores nos EUA descobriram mais uma molécula essencial para que o vírus HIV consiga penetrar e infectar células, batizada CC-CKR-5.
Os estudos estão sendo publicados na "Science" e na "Nature".
A descoberta veio rapidamente depois da identificação do primeiro "cúmplice" -conhecido pelos cientistas como um "co-fator" da infecção-, anunciado em maio passado, a proteína fusina.
Há dez anos eram procurados esses co-fatores. Até então se conhecia apenas uma substância que o HIV utiliza para se fundir à célula, a proteína CD4. Mas como o HIV não consegue penetrar em todas as células que têm a CD4 na superfície, os cientistas suspeitavam da presença de outros fatores.
A descoberta da CC-CKR-5 é ainda mais significativa que a da fusina porque os cientistas usaram vírus retirados de pacientes.
A fusina foi achada em um tipo de célula de defesa, a célula T. A nova proteína foi achada em outro tipo, o macrófago. Ambas são vítimas potenciais do HIV.

Texto Anterior: Mulher soropositiva deve antecipar parto
Próximo Texto: EUA prendem dois negros por incêndio em igreja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.