São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher soropositiva deve antecipar parto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O risco de uma mulher portadora do vírus da Aids infectar seu filho é muito maior se a "bolsa" estourar mais de quatro horas antes do parto.
A conclusão é de estudo publicado hoje na revista médica "New England Journal of Medicine".
A bolsa amniótica é formada por uma membrana que envolve o bebê. Ela contém um líquido que protege o feto contra choques e o mantém úmido.
Pesquisadores já sabiam que havia riscos elevados quando a bolsa se rompia. Por isso médicos preferem induzir o parto quimicamente ou submeter a paciente a uma cirurgia cesárea se o bebê não nasce até 24 horas após o rompimento da bolsa amniótica.
O estudo, realizado por Sheldon Handesman e equipe, da Universidade Estadual de Nova York (EUA), acompanhou o nascimento de 525 crianças cujas mães estavam infectadas com o vírus que transmite a Aids, o HIV.
Os resultados mostraram que os riscos de infecção foram de 17% quando a bolsa estourou quatro horas antes do parto.
Quando o rompimento ocorreu mais de 40 horas antes do nascimento da criança, a possibilidade de infecção subiu para 45%.

Texto Anterior: Descoberto lago gigante sob geleiras
Próximo Texto: Estudos encontram mais 'aliados' do HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.