São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação recua para 0,98% em São Paulo

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A inflação voltou a recuar para taxa inferior a 1% em São Paulo. Na segunda quadrissemana de junho, pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apurou reajuste médio de 0,98% nos preços, abaixo do 1,19% da primeira quadrissemana.
Dois itens continuam empurrando para baixo a taxa de inflação: vestuário e cigarros. O aumento médio no setor de vestuário, que chegou a 8,2% na segunda quadrissemana de maio, esteve em 3,19% na segunda de junho.
Os maiores recuos na taxa ocorreram entre as roupas femininas. O pico de aumento foi há um mês, quando os preços tinham subido 18,21%. Nesta quadrissemana a alta foi de apenas 6,17%.
No ritmo atual de variação, os preços do vestuário devem terminar junho iguais aos de maio, prevê Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe.
Os cigarros também estão com taxa menor de reajuste, apesar de ainda serem o segundo principal item de peso na composição do índice, perdendo apenas para aluguel. A alta dos cigarros na segunda quadrissemana foi de 7,13%.
Os alimentos também estão cooperando para a redução da taxa de inflação. O setor teve queda de 0,06% nos preços, contra recuo de 0,01% na primeira quadrissemana.
Combustíveis e habitação lideraram as altas. O índice da Fipe já começou a captar os recentes aumentos de ônibus, enquanto aluguel manteve a tendência de elevação iniciada em abril.
A partir da próxima quadrissemana a inflação volta a subir. A previsão para o final do mês é de taxa próxima à de maio, quando a taxa foi de 1,34%.

Texto Anterior: Brasil terá cota para vender para o Chile
Próximo Texto: Receita aumenta o prazo de restituição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.