São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Williams empresta estilo épico à Olimpíada

THALES DE MENEZES
DA REDAÇÃO

Já que a Olimpíada de Atlanta deve ser o maior espetáculo esportivo do planeta, o melhor é chamar o maior fabricante de trilhas sonoras do planeta para criar seu tema.
John Williams sabe como ninguém criar uma música épica, que eleva o homem acima de sua mediocridade cotidiana.
Por isso que a frutífera associação de Williams com o cineasta Steven Spielberg é uma coisa muito natural. Cada um a seu modo, são exímios criadores de heróis.
E as Olimpíadas também têm esse poder, a capacidade de elevar meros mortais à condição de deuses. Essa similaridade rendeu um grande álbum musical.
"Summon the Heroes" traz John Williams regendo sua querida Boston Pops Orchestra em 13 faixas perfeitas para embalar uma edição de gala do programa televisivo "Esporte Espetacular".
Há duas versões do tema dos Jogos de Atlanta, a "completa", com quase sete minutos, e uma mais curta, destinada às rádios.
"Summon the Heroes", o tema, entra fácil em qualquer "greatest hits" de Williams. E olha que o sujeito escreveu os temas de "Star Wars", "Indiana Jones", "Superman" e outros clássicos.
O material escrito pelo próprio Williams inclui mais duas faixas, menos inspiradas. De resto, o CD traz interpretações de músicas que, segundo o maestro, compartilham o espírito das Olimpíadas.
Isso inclui de Carl Orff (com "O Fortuna", de "Carmina Burana") a Miklos Rozsa (com uma peça da magnífica trilha de "Ben Hur"), passando pela obviedade comercial de "Chariots of Fire".
"Summon the Heroes" resulta num CD muito agradável. Dá até para imaginar Indiana Jones no salto com vara ou Luke Skywalker disputando medalha na esgrima.

Texto Anterior: Pavarotti atropela gêneros em gravação filantrópica
Próximo Texto: Swingle Singers exibe som 'microfônico'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.