São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Açude inundou cidade em 68

VICTOR AGOSTINHO
DO ENVIADO ESPECIAL A CANUDOS (BA)

Canudos foi tragada pelo açude de Cocorobó em 1968. Mas os estudos para a criação do lago começaram no final dos anos 30, depois que Getúlio Vargas, curioso por conhecer o palco da guerra sertaneja, visitou a cidade.
Segundo contam os pesquisadores da Uneb Renato Ferraz, Manoel Neto e José Carlos da Costa Pinheiro, Vargas ficou sensibilizado com as histórias narradas pelos moradores e resolveu lhes fazer um agrado.
Perguntou a Isaías Canário (o "capitão" Isaías), anfitrião da visita presidencial e chefe político local, qual a benfeitoria que os moradores mais precisavam. Isaías, de acordo com os pesquisadores, respondeu prontamente: "Um açude, senhor presidente".
O projeto começou a ser detalhado em 1946 e em 1950 foram iniciadas as obras, que continuaram até 1968, com diversas interrupções por falta de verba.
Com a inundação, a cidade de Canudos e os moradores foram transferidos para um lugarejo chamado Cocorobó, que passou a se chamar Canudos. Hoje moram na cidade 14 mil habitantes.
(VA)

Texto Anterior: Igreja Nova foi causa da guerra
Próximo Texto: Gay não 'sai do armário' para ir à Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.