São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa greve geral contra desemprego

DA REDAÇÃO

Fracassou a greve geral promovida anteontem pela CUT, CGT e Força Sindical contra o desemprego e a política econômica de Fernando Henrique Cardoso.
A adesão ao movimento atingiu, em média, 20% em São Paulo. Nos demais Estados, o grau de paralisação variou significativamente.
O Palácio do Planalto considerou que a baixa adesão à greve foi um sinal de aprovação ao governo.
O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que "greve não aumenta salário" e que ela "perturba os que estão querendo aumentar o salário".
Houve violência em vários Estados. Cerca de 280 ônibus foram depredados nas capitais (São Paulo, Rio, Porto Alegre, entre outras), sindicalistas fizeram piquetes e a polícia interveio com prisões e policiamento ostensivo em portas de garagens de ônibus e nas ruas.
Parcialidade
As centrais sindicais reconheceram a parcialidade da greve. Em entrevista, anunciaram que 12 milhões de pessoas aderiram.
O número corresponde a 19% do total da PEA (População Economicamente Ativa) do país.
"Não tínhamos a pretensão de parar 100%. Mesmo porque, se tivéssemos essa condição, tiraríamos FHC do poder", disse Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, presidente da CUT.
A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) também estimou em 20% a adesão dos operários das fábricas paulistas à greve geral.
Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente da Fiesp, atribuiu as faltas a problemas com transporte. O setor mais afetado foi o das montadoras do ABC paulista.
Segundo a CUT, a greve envolveu cerca de 80% dos trabalhadores. A Folha percorreu cerca de 120 km na região e verificou paralisação significativa nas indústrias metalúrgicas e químicas.
Em resumo, a greve atingiu mais fortemente áreas onde o movimento sindical é mais organizado.
Entre 15% e 20% foi também o percentual de queda nas vendas no comércio apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Clima de sábado
Por conta da greve, a sexta-feira ganhou cara de sábado. Os congestionamentos diminuíram abruptamente em São Paulo, e as praias e shoppings do Rio encheram. O clima foi o mesmo em várias capitais.
No Rio, o comando de greve apresentou números que indicavam uma adesão de cerca de 36% dos trabalhadores do Estado.

Texto Anterior: A viúva Margot e o monstro
Próximo Texto: Chapas brancas e chapas negras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.