São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico indica pés para cima

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As mulheres com varizes que não vão se operar a curto prazo precisam tomar alguns cuidados.
Sergio Kuzniec diz que o repouso em casa com os pés para cima ou o hábito de dormir com os pés ligeiramente elevados em relação ao corpo pode produzir melhora do retorno venoso (volta do sangue ao coração), diminuição do inchaço e alívio das dores e das cãibras.
Atividades físicas que exigem movimentação constante das pernas (nadar, andar, fazer bicicleta) ajuda os músculos da panturrilha (batata da perna) a impulsionar melhor o sangue dentro das veias. Meias elásticas, que comprimem a perna, também ajudam no retorno do sangue para o coração.
Outro cuidado é a depilação. O uso de cera quente pode agravar as varizes, porque o calor dilata ainda mais os vasos superficiais.
Esclerose
A esclerose ("ressecamento") das veias dilatadas com algumas substâncias especiais é um recurso reservado no Brasil para o tratamento das telangiectasias -pequenos vasos superficiais que podem aparecer na face e nas pernas.
As telangiectasias são muito mais delicadas que as varizes. A aplicação de substâncias como a glicose hiperosmolar (muito concentrada) seca os vasinhos, que acabam sendo reabsorvidos.
No caso das varizes, o resultado estético com a esclerose é bastante inferior ao das cirurgias. Na Europa, muitas mulheres ainda buscam esse tipo de recurso.
(JB)

Texto Anterior: Medicação tem efeito limitado
Próximo Texto: Escrevente livra-se de sensação de peso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.