São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicação tem efeito limitado

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os flebotônicos -remédios empregados para "fortalecer" a parede das veias- têm efeito limitado no tratamento das varizes.
Segundo Mauro Carvalho de Andrade, nos EUA esse tipo de medicação não tem venda autorizada pelo FDA -órgão que controla a comercialização de medicamentos naquele país. No entanto, na Europa, os flebotônicos são empregados há vários anos.
Os médicos brasileiros seguem a tendência européia e prescrevem esses remédios como primeira tentativa de tratamento.
Andrade diz que os flebotônicos produzem alívio de sintomas em alguns pacientes, mas não revertem o aparecimento das varizes.
Segundo ele, os pacientes que mais se beneficiam com o remédio são aqueles que não têm dilatações visíveis mas que apresentam sintomas muito semelhantes aos dos que têm varizes. Esses pacientes podem ter um problema de funcionamento nas válvulas do sistema venoso profundo.
Os flebotônicos têm vários mecanismos de ação. Eles melhoram a atividade do sistema linfático (que ajuda a drenar o líquido das pernas), melhoram o tônus (rigidez) da parede das veias e têm ação antiinflamatória.
A combinação desses efeitos pode produzir alívio temporário nos sintomas causados pelas veias dilatadas. No entanto, algumas pessoas não têm nenhuma melhora com os remédios, e outras, com o tempo, têm um aumento do tamanho das varizes.
(JB)

Texto Anterior: Entenda como as varizes se formam
Próximo Texto: Médico indica pés para cima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.