São Paulo, domingo, 23 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin vence em centros urbanos

JAIME SPITZCOVSKY
DO ENVIADO ESPECIAL

O mapa eleitoral da Rússia mostra redutos eleitorais ieltsinistas concentrados nos grandes centros urbanos do país.
A liberdade de expressão e a possibilidade de ascensão social, reflexos das reformas, são mais perceptíveis aos habitantes das cidades.
Em Moscou, Ieltsin teve 61% dos votos. Na segunda maior cidade do país, São Petersburgo, o presidente recolheu 49,81% da votação.
No Daguestão, as autoridades apóiam Ieltsin, mas não conseguiram traduzir influência em votos. "Os dirigentes dependem de Moscou", diz Mahmoud Mahmoudov, "pois 80% do orçamento sai dos cofres do governo federal".
Na sua eleição em 1991, Ieltsin conquistou 63% dos votos no Daguestão. "Fomos enganados, achávamos que a vida melhoraria", diz o líder oposicionista.
Os neocomunistas do Daguestão, assim como seus camaradas de Moscou, já aceitam propriedade privada e investimento estrangeiro. Mas não mudam o culto à personalidade de Lênin. Em Makhachkala, a prefeitura não ousou tirar as seis estátuas do líder bolchevique que vigiam a cidade.
(JS)

Texto Anterior: Neocomunista acena com a volta do antigo sistema
Próximo Texto: Aumenta tensão racial nos EUA com fogo em igrejas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.