São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retirada da Tchetchênia começa sexta, diz Exército

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Exército russo disse ontem que vai começar a se retirar da república separatista da Tchetchênia na próxima sexta-feira.
O tenente-general Viatcheslav Tikhomirov, comandante das forças russas na Tchetchênia (sudoeste), disse que o 245º Regimento de Infantaria Motorizada, uma das principais unidades na região, começaria a retirada no dia 28.
Ele não disse quantos soldados deverão sair.
A decisão de iniciar a retirada, tomada três meses depois de o presidente Boris Ieltsin lançar uma tentativa de acabar com o conflito por causa das eleições, pode ajudá-lo a vencer o neocomunista Ziuganov no dia 3 de julho.
Tikhomirov disse que a saída é "um gesto de boa vontade" unilateral e que não impunha nenhuma condição aos separatistas.
Os rebeldes e o governo russo chegaram a um acordo no início do mês para que a retirada seja completada até o dia 30 de agosto, ao mesmo tempo em que os tchetchenos entregariam as suas armas.
Os tchetchenos declaram independência em 1991. Foram reprimidos quando o governo russo enviou tropas para a região em 94.

Texto Anterior: Ziuganov não quer vencer
Próximo Texto: Microsoft lança revista on-line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.