São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é o 5º em risco, diz agência inglesa

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O Brasil é o quinto país mais arriscado do mundo para investimentos, entre os chamados mercados emergentes, segundo a agência britânica Economist Intelligence Unit.
A empresa, ligada à revista "The Economist", uma espécie de "bíblia" para empresários e políticos europeus, divulgou nesta semana sua lista anual com a classificação do risco de investimentos em 25 mercados emergentes.
Em uma escala entre 0 e 100, o Brasil apresenta nível 60 de risco para investidores externos -o mesmo índice do ano passado, mas dez pontos abaixo do nível registrado em 1993.
A Rússia é a primeira colocada em termos de perigo para investimentos: nível 85 em 100. Já o país mais seguro para o mercado europeu, segundo a agência, é Cingapura: apenas cinco pontos.
América Latina
Na América Latina, o Chile apresenta maior confiabilidade (20 pontos); depois, a Colômbia (40).
A situação brasileira, para a agência, está estável desde 1994. Entre 1992 e 1993, o país chegou a 70 pontos de risco, ficando à frente de todos os países da região.
Agora, com 60 pontos, está melhor posicionado do que Venezuela, México e Argentina.
Os critérios da tabela são, entre outros, estabilidade política, evolução dos indicadores macroeconômicos do país e posição no mercado financeiro internacional.
(IG)

Texto Anterior: Entidade vai avaliar riscos
Próximo Texto: Juiz diz que lei proíbe juro capitalizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.