São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta de transporte faz taxa subir para 1,13% em SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Como já era esperado, a taxa de inflação interrompeu a tendência de queda e voltou a subir em São Paulo. Na terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados em 23 de junho, em relação ao mesmo período anterior), os preços tiveram alta média de 1,13%. A taxa deve fechar o mês em 1,3%.
Os dados são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que acompanha a evolução dos preços no município de São Paulo. A pesquisa abrange gastos das famílias com renda até 20 salários mínimos (R$ 2.240).
Em maio, pressionados por vestuário, os preços tinham subido 1,34%. Na primeira quadrissemana de junho a taxa recuou para 1,19%; na segunda, para 0,98%.
Dois itens estão influenciando a inflação. De um lado, o setor de transporte pressiona a taxa para cima. De outro, vestuário a empurra para baixo. Nos demais setores as variações são menores.
Heron do Carmo, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, diz que o índice já recebeu o impacto de 6,96% do aumento das tarifas de ônibus, o que representa 0,25 ponto percentual da taxa de 1,13% no período.
Ao contrário de transporte, vestuário está segurando a taxa de inflação. Após o aumento de 8% em maio, o setor está registrando taxas menores de aumento a cada semana. Na terceira deste mês o acumulado em 30 dias foi de 1,99%.
IGP-M mostra queda
A inflação de junho medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) foi de 1,02 -em maio foi de 1,55%.
O IPA apresentou variação de 0,41%, contra 1,41% em maio. O IPC também caiu, ficando em 1,67% (2,11% no mês anterior).

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: IGP-M cai para 1,02% em junho; atacado puxa queda
Próximo Texto: Franqueado do McDonald's em Brasília vai à SDE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.