São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 1996
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Franqueado do McDonald's em Brasília vai à SDE

Empresa nega acusação de baixar os preços em lojas próprias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa entre o McDonald's e franqueados de Brasília e Goiânia chegou ontem à SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça. Jin Chiang, franqueado de Brasília, denunciou a empresa por supostas infrações à ordem econômica.
Segundo a denúncia, o McDonald's estaria baixando preços em lanchonetes operadas pela própria empresa, com o suposto objetivo de prejudicar a rede franqueada.
O presidente-executivo do McDonald's no Brasil, Gregory Ryan, negou ontem na SDE que a empresa pratique preços diferenciados entre os franqueados e a rede própria.
Descredenciamento
Segundo a denúncia, o McDonald's estaria também descredenciando fornecedores locais para obrigar os franqueados a comprar matéria-prima em São Paulo.
Chiang alega que o McDonald's teria o objetivo de fechar as lojas franqueadas e substituí-las por uma rede de lanchonetes próprias.
O franqueado do McDonald's em Goiânia, Eurípedes Junqueira Júnior, também reclama do suposto descredenciamento.
A SDE decidiu esperar mais alguns dias para abrir uma averiguação para investigar as denúncias.
A SDE quer antes receber alguma prova concreta das supostas infrações. Até agora, só existem os depoimentos dos denunciantes.
A reportagem da Folha verificou ontem no ParkShopping, em Brasília, que não há diferenças entre os preços praticados pelas lanchonetes franqueadas e os da rede operada pelo próprio McDonald's.
Exame de laboratório enviado pela assessoria de comunicação do McDonald's informa que o fornecedor local de alface de Chiang foi descredenciado porque seus produtos teriam sido considerados impróprios para o consumo.
Estratégia
O McDonald's não pretende alterar os planos de expansão no país. A participação das franquias no total de lojas da rede deve crescer nos próximos anos.
Segundo o diretor de franquias, Jadir Araújo, a meta do McDonald's é chegar ao ano 2000 com 65% da rede franqueada.
Ou seja, dos 750 pontos-de-venda que a empresa pretende ter, cerca de 490 seriam franqueados.
As lojas próprias devem se reduzir a 35% do total. Se concentrarão em São Paulo e Rio de Janeiro.
Hoje, dos 279 pontos-de-venda em operação no país, cerca de 50% são franqueados.
Araújo diz que também é intenção da rede transformar em franquia as lojas próprias localizadas fora do Rio e São Paulo.
A estratégia de expansão da rede McDonald's prevê o aumento da presença nos Estados do Norte e Nordeste e no interior de São Paulo. Essa expansão será feita basicamente no sistema de franquia.

Colaborou a Reportagem Local

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